Seja bem-vindo! Hoje é

Imitadores de Cristo

Imitando o Pai 250x250 Imitadores de Cristo

Me encanta o fato de Deus ter nos feito únicos. Ninguém é igual a ninguém. Cada um tem o seu jeito, modo e modelo de agir. Peculiaridades e personalidade.
Ainda assim, sempre me diziam que eu parecia muito os outros. Constantemente escutava que eu parecia o primo de alguém, ou o amigo de tal pessoa, até mesmo com um participante do Big Brother. Algo relacionado à fisionomia ou modo de falar. O que me deixava desgostoso e pensando “por que eu sempre pareço com alguém e ninguém se parece comigo?”
Nessa mesma questão, vemos que cada pregador prega de um jeito. Você nunca vai encontrar um que seja igual ao outro. Embora, sempre terá alguém que irá dizer que ele prega parecido com àquele pregador.
Sabe o que me intriga? Por que nenhum de nós se parece com Jesus?
Paulo disse em 1 Coríntios 11.1, “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”. E em Efésios 5.1 “Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados”. Paulo entendeu a mensagem de Jesus, e, além disso, ele tinha tanta convicção de estar servindo a Deus como Lhe agrada que pediu aos seus discípulos para o imitarem.
Em outro versículo, Jesus disse para sermos perfeitos como perfeito é o nosso pai celeste, Mateus 5.48. Ser carnal e pecador não nos isenta da responsabilidade do pecado. Termos o pensamento de que somos mesmo pecadores, portanto, não tem como ficar sem pecar, é errado.
Eu quero ser parecido com Jesus, e anseio para que as pessoas vejam isso em mim. Não que eu pareça com alguma pessoa humana, mas sim com o meu Rei. Esse é o meu objetivo. Tem que ser o seu. É o que nos diz a palavra de Deus.

Por Lucas Jorge ao Gospel Prime

Não importa o ninho se o ovo é de águia

Aguia 250x187 Não importa o ninho se o ovo é de águia

Certa vez Deus me disse: Não importa o ninho se o ovo é de águia.
Onde estão as garras aquilinas daqueles que agarram as oportunidades da vida , não desistindo dos sonhos e projetos que construídos à partir das mudanças em tempos de crise, tornam-se caminhos abertos e seguros para os que deles decidem se valer.
Onde estão os visionários que perseguem seus ideais entendendo que a melhor visão não é necessariamente a de quem aumenta seu campo visual , mas a de quem não desvia seus focos.
Onde estão aqueles inovadores ,  que como o filhote da águia , se sente incomodado pelos espinhos do ninho , e alçam grandes vôos à procura de novos horizontes.
Onde estão os fortes , que como a águia , são capazes de carregar  até três vezes o seu próprio peso.
Onde estão os corajosos , que após determinarem seus alvos , não desviam suas rotas sejam quais forem as adversidades e obstáculos que se sobreponham ao seu objetivo.
Onde estão as águias, que criadas como se fossem galinhas, estão por descobrir  que a vida não é um quintal bondosamente cercado , por  aqueles que  te impedem de ver o horizonte , e  tentam manter as águias olhando para baixo , satisfeitas com a ração providencialmente mantida pelos que negam os céus às asas de quem sabe voar , mas que pelo medo não voam , pois afinal , dizem os donos do quintal , não há ração nas montanhas.

por Pr. Moises Romero articulista do Gospel Prime

Transformai-vos pela renovação da vossa mente

Texto: Romanos 12:2

I – O Que Não Fazer – “Não Vos Conformeis Com Este Século”

“Não”

Indica a descontinuação de uma ação em progresso, ou
A ação não deve ser feita continuamente.

“Conformeis” no grego significa

Formar ou modelar de acordo com algo
O verbo indica a:
- adoção ou imitação de uma pose, ou
- um modo recebido de conduta
Um escritor antigo chamado Juvenal disse: “Todos nós somos facilmente ensinados a imitar o que é vil e depravado.”

“Com Este Século”

Não entregar-se às várias manifestações de mundanismo por meio do qual nos vemos cercados. Exemplos:
_Linguagem suja
_Programas televisivos indevidos (não se tem “filtro” quem não o busca)
_Relacionamentos com más companhias (1Co 15:33)
A lista é infindável!
Ler – 1Co 2:6, 8; Gl 1:4
Uma forma que passa – 1Co 7:31 – uma frustração
Quem faz a vontade de Deus permanece para sempre – 1Jo 2:17

II – O Que Fazer – “Transformai-vos Pela Renovação da Vossa Mente”

“Transformai-vos” no grego significa

Mudança; isto é, alteração na forma
“A transformação não deve ser uma questão de impulso: ora avança, ora se retrai. Tem de ser continua.” Hendriksen
É basicamente uma obra do Espírito Santo – 2Co 3:18
Porém, os crentes não totalmente passivos – Fp 2:12, 13; 2Ts 2:13
1 – Paulo não diz “substituam a forma externa por outra”

“Pela Renovação da Vossa Mente”

“Mente” no grego indica mente, a faculdade do pensamento, a razão em sua atividade e qualidade moral
A transformação que se necessita passa pelo pensamento e pelo raciocínio, porém deve-se avançar para uma mudança interior – Rm 7:22-25

III – O Resultado – “Experimenteis Qual Seja a Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus”

“Quanto mais vivem de conformidade com essa vontade, e a aprovam, mais, também, por meio dessa experiência, aprenderão a conhecer essa vontade e a de alegrar-se nesse conhecimento. Exclamarão: “Tua vontade é nosso deleite.” Hendriksen
J. Dias
Referência
HENDRIKSEN, William: Comentário do Novo Testamento – Romanos. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.
por Pastor Zwinglio Rodrigues (www.blogdokimos.com)
http://estudos.gospelprime.com.br/transformai-vos-pela-renovacao-da-vossa-mente/

Os sete candelabros de ouro

As sete luminárias de óleo que descansam Os sete candelabros de ouro


O candelabro de sete braços encontra-se ligado à cultura judaica, em Êxodo cap. 25 do livro de Êxodo, do antigo testamento. Lá, encontra-se o detalhamento de uma peça desse tipo a ser confeccionada para o templo, sobre a qual repousaria o Espírito de Deus, de forma que o mesmo é conhecido pelo nome de Menorah.
O menorah dentro do Santo Lugar do tabernáculo era uma obra de beleza extraordinária e consistia em três partes principais: a base, a haste principal e as hastes filiais. Acima da base surgia uma haste vertical e dos dois lados desta haste, saíam três hastes filiais que se encurvam para o lado e acima. Cada uma das seis hastes filiais e a haste central terminavam em um pote feito em forma de uma flor de amêndoa aberta. No mesmo topo as pétalas abertas da flor seguravam uma luminária de óleo. Foram decoradas habilmente a haste central as filiais com aquele mesmo desenho de flor de amêndoa abertos com três em cada haste e quatro na haste central.
A decoração era tão primorosa e detalhada, que Deus ordenou que somente artesãos altamente qualificados e ungidos pelo Espírito Santo poderiam fazer isto. Deus descreve para Moisés como seria essa peça de Ouro veja:
Êxodo 25 – 31;37
“ Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, uma maçã e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.
Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.
Nenhuma medida é determinada acerca do seu tamanho exato (quem pode medir a luz de Deus?). As sete luminárias de óleo que descansam nas pétalas de flor estavam como pequenos potes. Uma linha ou pavio de linho eram colocados na luminária, e o fogo nunca poderia apagar (Lv. 24:2).

1 Revelação do Mistério

Depois de toda essa explicação sobre o Candelabro vem a revelação do que seria exatamente os Sete Candelabro de Ouro, eles representam as Sete Igrejas da Ásia. Em Daniel 2.22 diz que “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” , e assim se fez foi revelado para nós o que significa os candelabro em Ap 1.20 “O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.”, outro detalhe interessante é que haviam outras igrejas estabelecidas exemplo: Jerusalém, Antioquia da Síria, Colossos, Tessalônica, Roma, Filipos etc.

1.1 Tipos, simbolos e figuras da igreja

Assembléia dos Santos – Sl 89.7
Lavoura de Deus – 1Co 3.9
Rebanho de Cristo – Jo 10.16
Cidade Santa – Ap 21.2
Vinha – Jr 12.10

1.2 – Sete características nas cartas às Igrejas Ap1,.3

Um Destinatário
Uma autodesignação
Elogio e/ou repreensão
Uma Exortação
Promessa`aqueles que vencerem
Você pode observar que o Senhor trata individualmente tanto corrigindo, elogiando e prometendo algo especifico para cada uma dessas igrejas, veja os casos abaixo.

Éfeso: a igreja que trabalha, era ortodoxa, esforçada  (Ap 2 1-7).

Éfeso significa “desejado” essa igreja abandonou o primeiro amor, ela conscientemente abandonou o AMOR, ou seja, deixou de praticar o AMOR AGAPE. Éfeso estava num ambiente de paganismo, pecado, idolatria e adoração de demônios. A promessa para esse igreja é comer da árvore da Vida. (Ap 2.7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”)

Esmirna: a atribulada.

Esmirna significa “Cheiro suave”, era vitima de ódio e fúria do inimigo, perseguida e sofredora. A promessa feita para essa igreja é que não sofreria a segunda morte.

Pérgamo: A igreja descuidada.

Pergamo significa “elevado” por sofre influencia maligna Pergamo estava situada onde satanás habita, seguia doutrinas nicolaitas, praticas imorais e idolatria. Promessa de recompensa do maná escondido e um novo nome (pedra branca).

Tiatira: a permissiva.

Tiatira significa “sacrifício continuo”. O Senhor conhecia sua obras, seu amor, serviço, perseverança, e por fim as últimas obras eram maiores que as primeiras. Permitia o espirito de Jezabel, ou seja, mente, seduz e engana para conquistar e corromper pela prática da imoralidade. Promessa receberá autoridade sobre as nações.

Sardes: a morta.

Sardes significa “Pedra preciosa, remanescente”, na igreja de Sardes tinha 3 tipos de pessoas: Mortas – pessoas que não querem fazer exatamente nada dentro da igreja. Moribundos (morrendo) e os Vivos. Eu vejo um detalhe nessa igreja de Sardes, os membros dessa igreja em dois estágios contaminantes mortos e morrendo, nesse caso os vivos dessa igreja correm um certo risco de serem contaminados. Promessa: Vestes brancas um nome inapagável que será confessado pelo Senhor.

Filadélfia: tem autoridade de evangelização.

Filadélfia significa “amor fraternal”. Essa é a igreja fiel de porta aberta para a evangelização. Filadélfia possuía poucos recursos  e mesmo assim guarda a palavra e não nega o Nome do Senhor. Promessa: Seria protegida da hora da tribulação.

Laodicéia: a que supre a satisfação pessoal e carências eternas.

Laodicéia significa “direito do povo” essa era insensível as coisas espiritual, deixando de lado as coisas eternas. Laodicéia expulsado Cristo literalmente, tanto é que o Senhor diz “eis que estou a porta e bato”. Promessa ao que vencer sentar-se-á no trono de Cristo, (AP 20.4 – Mt 25.31).
Eu chego a seguinte conclusão, essas coisas que João diz sobre as igrejas podem servir como alerta para os dias de hoje. Todas elas começaram bem e algumas delas chegaram a um estagio deplorável, a ponto de o Senhor dizer para uma delas que vomitaria. Temos que ficar atento e observar como igreja no sentido individual da palavra e consertar e ficar firmes e perseverantes até o fim para obtermos as promessas.

http://estudos.gospelprime.com.br/os-sete-candelabros-de-ouro/

Ministro do Paquistão condena recompensa por morte de cristã

Ministro do Paquistão condena recompensa por morte de cristã 250x207 Ministro do Paquistão condena recompensa por morte de cristã 


O Ministro Federal dos Assuntos de Minorias no Paquistão, Shahbaz Bhatti, condenou o recente anúncio de uma recompensa pela morte da mulher cristã presa no corredor da morte por blasfêmia, diz em relatórios Jawad Mazhar, Correspondente Especial para a ANS.
Segundo o jornal paquistanês Daily Times, ele disse que a recompensa deve ser desencorajada da maneira mais forte possível, porque ninguém tem o direito de emitir um decreto para matar outra pessoa. Bhatti também acrescentou que o Paquistão é um país civilizado e violação da regra da lei não é permitido.
“Todos os meios legais e constitucionais serão adotados no caso da Ásia Bibi”, assegurou Bhatti, que estava encarregado de investigar o caso e informou que Bibi era inocente para o presidente Asif Ali Zadari.
Uma islâmica conhecida por fazer anúncios com recompensas similares por assassinato já ofereceu cerca de 6 mil dólares a quem matasse Ásia Bibi durante seu sermão na maior mesquita em Peshawar.
De acordo com a Asia News, Imam Maulana Yousuf Qureshi também ameaçou o governo de não alterar ou revogar as leis contra a blasfêmia, que oferecem proteção para a “santidade” do Profeta Maomé.
Qureshi, que também pediu a morte dos cartunistas dinamarqueses que desenharam caricaturas do profeta Maomé, disse que se o juiz do tribunal de apelações liberar Bibi ela será morta logo em seguida por extremistas muçulmanos.
“Há centenas de milhares de pessoas, incluindo mujahedin (guerreiros) do Taliban que estão dispostos a sacrificar suas vidas pela honra do profeta Maomé. Qualquer um deles poderia acabar com ela”, disse Qureshi, de acordo com o grupo de direitos humanos no Paquistão, Alliance, do qual Bhatti anteriormente serviu como presidente.
Bibi, cristã mãe de cinco filhos, foi detida por 18 meses, e em novembro tornou-se a primeira mulher no Paquistão a ser condenada à morte de enforcamento por blasfêmia a Maomé.
Seu caso gerou protestos internacionais contra as leis de blasfêmia do Paquistão, que são muitas vezes utilizados contra as minorias.


Fonte: Christian Telegraph / Gospel Prime
Via: CPAD News

Pastor africano é martirizado

Michel Loua e família Pastor africano é martirizado 

O pastor Michel Loua, 47, nascido em Jacksonville, Texa, foi executado no domingo à noite, 14 de novembro em uma prisão em Guiné, oeste da África. Líderes da igreja chamam sua morte de mártir moderno nesse país de predominância islâmica (85%).
Um novo mártir
De acordo com o artigo de Charles Johnson no jornal Gilmer Mirror, Michel e sua família vieram dos Estados Unidos há quatro anos para participar de um seminário em preparação de evangelizar sua terra natal.
Johnson diz que Michel era graduado em Seminário Teológico na Associação Missionária Batista (tradução livre, AMB) em Jacksonville. Ele foi o primeiro a conseguir tal nível de escolaridade em teologia em Guiné.
Michel fez pelo menos quatro viagens de volta à Guiné para verificar as condições da igreja e fazer as preparações para retornar à terra natal com sua família.
Em uma dessas viagens, ele construiu uma casa com quartos para hospedar e ensinar obreiros locais no trabalho de divulgação.
Johnson relata que o pastor não era um estranho no distrito de Upshur. Ele e sua família ingressaram na Igreja Batista Rosewood em dezembro de 2008 onde pregou várias vezes e contribuiu para um avivamento no início de 2008.
O cristão voltou à Guiné pela última vez em junho desse ano. Aparentemente se envolveu na campanha das eleições presidenciais que aconteceriam uma semana antes de sua execução. Havia várias lutas, especialmente entre grupos islâmicos e cristãos. Ele ficou preso por três semanas na prisão da capital da Guiné.
Johnson cita, pelo menos, duas notícias do serviço africano que afirmam que o presidente da Guiné enviou soldados à prisão para oferecer Michel Loua como um sacrifício humano e reforçar a liderança do presidente.
Ele escreve que segundo a crença muçulmana do país, era necessário matar um infiel (não muçulmano) para garantir o sucesso da nova liderança. Michel foi torturado, baleado no coração e seu corpo mutilado.
Johnson acrescenta que Michel nasceu e foi criado como muçulmano. Ele se converteu a Cristo aos 22 anos. Depois de aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, enfrentou perseguição imediata de sua própria família. Sua cabeça tinha uma cicatriz profunda de um apedrejamento inicial de parentes depois de sua conversão. Houve inúmeras ameaças de morte ao pastor desde 1985.
Foi fundamental Michel ter iniciado a evangelização de muçulmanos na Guiné para ajudar a estabelecer pelo menos uma dezena de igrejas em seu país. Mesmo antes de possuir uma Bíblia, ele levou concidadãos para Cristo usando versos do Corão, que falava de Jesus.

A família

Os sobreviventes da família Loua incluem sua esposa Elisabeth, com quem era casado há 15 anos, um filho, Joal, 14, duas filhas: Débora, 12, e Maria, de 4 anos. Elisabeth também está esperando o nascimento de seu quarto filho em cerca de três semanas que deve ser chamar Michel.
Um culto em memoria de Michel Loua foi realizado terça-feira, 23 de novembro, na Igreja Batista Woodland Heights em Jacksonville, onde várias pessoas da região estavam presentes. Pelo menos dois fundos foram criados para ajudar a ajudar a família Loua.


Fonte: Portas Abertas / Gospel Prime

Pessoas religiosas são mais felizes, segundo pesquisa

A religião torna as pessoas mais felizes 250x146 Pessoas religiosas são mais felizes, segundo pesquisa

Pessoas religiosas estão mais satisfeitas com suas vidas do que os não-crentes. No entanto, um novo estudo descobriu que não é um relacionamento com Deus que deixa os devotos felizes. Na verdade, o aumento de satisfação pode vir de laços mais estreitos de amizade com outros fiéis.
Um estudo intitulado “Religion, Social Networks, and Life Satisfaction” [Religião, Redes Sociais e Satisfação de vida] foi publicado este mês pela revista American Sociological Review. Em resumo, aponta que pessoas religiosas são mais satisfeitas com a vida, graças às redes sociais que constroem ao frequentar os cultos. Os resultados se aplicam tanto a católicos quanto a evangélicos.
Entre os entrevistados, o número de judeus, mórmons, muçulmanos e pessoas de outras religiões era pequeno demais para chegar-se a conclusões. É o que afirma o pesquisador Chaeyoon Lim, sociólogo da Universidade de Wisconsin-Madison.
“Nós mostramos que [satisfação com a vida] é quase inteiramente devido ao aspecto social da religião, não por questões espirituais e teológicas”, disse Lim à Live Science. “Descobrimos que as pessoas ficam mais satisfeitas com suas vidas quando vão à igreja porque construiram uma rede social dentro da congregação.”

A felicidade é um banco de igreja lotado

Muitos estudos apontaram uma ligação entre a religião e a felicidade, mas todas as pesquisas enfrentavam um dilema do tipo “quem gera o quê?”, disse Lim. A religião torna as pessoas felizes, ou as pessoas felizes é que se tornam religiosas? E se a religião é a causa dessa satisfação, qual o maior responsável: a espiritualidade, as relações sociais ou algum outro aspecto da religião ?
Lim e seu colega Robert Putnam, pesquisador de Harvard, abordaram duas questões com o estudo. Em 2006, contataram por telefone um grupo selecionado e representativo de 3.108 adultos norte-americanos e perguntaram-lhes sobre suas atividades religiosas, suas convicções e redes sociais. Em 2007, ligaram para o mesmo grupo e 1.915 deles aceitaram responder novamente às mesmas perguntas.
As pesquisas mostraram que as pessoas religiosas, de todos os credos, são mais satisfeitas do que as pessoas não-religiosas. Segundo os dados levantados, cerca de 28% das pessoas que participam de uma reunião religiosa semanal estão “extremamente satisfeitas” com sua vida, em comparação com 19,6% de pessoas que não frequentam cultos.
No entanto, a satisfação não foi atribuída pelos entrevistados a fatores como a oração individual, a força da fé, sentimentos subjetivos de amor ou a presença de Deus. Em vez disso, a satisfação estava ligada ao número de amigos e pessoas próximas que estavam em sua congregação religiosa. Pessoas com mais de 10 amigos em uma igreja eram quase duas vezes mais satisfeitas que pessoas sem amigos na congregação.

Os amigos da igreja são especiais ?

A importância do estudo é que ele sugere um nexo de causalidade entre a religião e a satisfação com a vida, resume Lim. As pessoas entrevistadas que começaram a visitar a igreja com maior frequência no intervalo entre as pesquisas de 2006 e 2007, tornaram-se mais felizes. Mais uma vez, a felicidade era totalmente explicada pelo aumento nas amizades feitas na igreja local.
“Achamos que isso tem a ver com o fato de que você encontrar amigos íntimos com frequencia regular, estarem juntos e participar de certas atividades importantes para o grupo”, afirma Lim. “Ao mesmo tempo, eles partilham uma certa identidade social, um sentimento de pertencer a uma comunidade moral de fé. O sentimento de pertencimento parece ser a chave para a relação entre frequencia à igreja e satisfação com a vida.”
Embora um maior número de amizades fora da igreja também esteve associados à satisfação, as amizades dentro da igreja parecem envolver algo que gera uma satisfação ainda maior. A pesquisa adicional de Lim e Putnam, registrada no livro American Grace: How Religion Divides Us and Unites Us [Graça Americana: Como a religião nos divide e nos une] (editora Simon & Schuster, 2010), observou que a propensão maior dos religiosos para a caridade e voluntariado também estava ligada às amizades dentro da igreja.
Teoricamente, disse Lim, pertencer a um grupo qualquer de amigos que se envolve em atividades significativas e compartilha uma identidade social também aumenta o nível de satisfação com a vida. Em 2011, os pesquisadores planejam realizar uma terceira etapa dessa pesquisa, contatando o mesmo grupo de participantes das primeiras. Eles esperam também coletar dados sobre os grupos de amizade fora da igreja.
Embora o foco principal da pesquisa seja o nível de satisfação com a vida, os pesquisadores concluíram ainda que:
Entre um terço e metade dos casamentos americanos são de pessoas de religiões diferentes;
Cerca de um terço dos americanos mudou de religião em algum momento da vida;
Os jovens se opõem mais ao aborto que seus pais, mas aceitam com mais naturalidade o casamento gay;
Mesmo os americanos mais religiosos acreditam que pessoas de outras religiões vão para o céu;
Religiosos americanos são mais generosos para doar seu tempo e dinheiro independentemente da causa, do que os não-religiosos.

Fonte: Pavablog / Gospel Prime

Time africano faz oração de joelhos antes de jogo no Mundial de Clubes da FIFA

A oração do grupo do Mazembe antes da partida 600x222 Time africano faz oração de joelhos antes de jogo no Mundial de Clubes da FIFA




Todos os 11, um a um, lado a lado: chamou a atenção a imagem dos jogadores do Mazembe fazendo uma oração antes do duelo com o Pachuca, do México, pelas quartas de final do Mundial de Clubes. Eles escolheram o gol protegido pelo goleiro deles, Muteba Kidiaba, para pedir proteção e ajuda na partida. A oração durou cerca de um minuto.


O Jogo

Antes de a bola rolar, o Mazembe orou em campo e deu certo. O time africano começou o jogo em cima. Com velocidade e força, o Mazembe chegou na área do Pachuca por duas vezes, com cinco minutos de jogo. O primeiro lance aconteceu aos dois. Após cruzamento na área da equipe mexicana, Singuluma testou por cima do gol de Calero. Em seguida, Kasusula cobrou falta pela direita na área, mas o ataque não conseguiu alcançar a bola.
Quando o Pachuca começava a tomar conta do jogo, o Mazembe aproveitou a falha de marcação da defesa e abriu o placar aos 21. Kabangu descolou uma enfiada, de trivela, para Bedi, que invadiu a área e bateu forte na saída do goleiro Calero para estufar a rede.
Aos 35 minutos, Sunzu fez falta em Manso e levou o segundo amarelo e depois o vermelho, deixando o Mazembe com dez em campo.  Com um a mais em campo, o Pachuca se lançou em campo na tentativa do empate no fim, para forçar a prorrogação, mas erro muito nas finalizações. Arizala perdeu um gol incrível ao 43 minutos, e Cvitanich aos 49, decretando o triunfo do time congolês.


Fonte: G1 / Gospel Prime