Seja bem-vindo! Hoje é

HUMANOS, SUFICIENTEMENTE HUMANOS

A leitura incorreta das palavras de Jesus tem gerado interpretações tão distorcidas que acabam produzindo resultados completamente opostos daquilo que a mensagem originalmente propõe. Ao invés de realçar no homem sua humanidade, pretendem reforçar sua divindade. Esse processo de endeusamento do homem acaba adoecendo ainda mais uma criatura que já vem perambulando pelas páginas da história carregando um corpanzil alquebrado e cheio de chagas.

Estou cheio daquele discurso pesado, ameaçador e enfadonho, de líderes legalistas, moralistas, espiritualistas (não espirituais) que me diz que para agradar a Deus, preciso pagar tal preço que nem mesmo eles conseguem; que para ser espiritual tenho que me tornar um asceta esquisito, e me distanciar cada vez mais de um mundo que, segundo o evangelho, eu deveria salgar, dar sabor; causa-me tristeza observar pessoas humildes subjugadas por regras e costumes, tradições e imposições de igrejas cujas “doutrinas” são verdadeiras “camisas de força” a sufocar seus liderados; contorço-me ao ouvir que para vencer eu preciso passar por um vale de sal, levar pra casa um punhado da terra santa de Israel, um vidro contendo a água do Rio Jordão, sacrificar e pagar para participar de uma corrente disto ou daquilo...

Pergunto-me, ora maravilhado, ora indignado com tamanhos absurdos teológicos, que Jesus é esse com quem essa gente se formou? É difícil crer que se formaram na escola daquele mesmo Jesus da Bíblia, porque, sem dúvida alguma, lá não encontram fundamento para suas práticas e ensino!

Em muitos casos, fica evidente que há um grande infantilismo espiritual, como se pudéssemos ver crianças (perversas) brincando de igreja! Infelizmente é esse o quadro. Em outros, podemos observar a falta de preparo teológico adequado, a falta de conhecimento bíblico sólido, e ainda em outros, pura exploração da credulidade, manipulação da miséria, do desespero de um povo rendido e triste, e essa é a parte mais execrável de todas.

Pois, com toda certeza, não é nada disso que encontramos no discurso de Jesus. Em nenhum momento encontramos Jesus buscando reforçar no homem aquela velha e maligna pretensão de ser Deus. Na verdade, foi exatamente quando começou a nutrir essa pretensão insana, sugestionada por satanás, a de querer ser igual a Deus, que o homem começou a cair. Isso Jesus evita e as religiões estimulam!

Quando aquele que é humano se deixa seduzir pela proposta de ser como Deus, começa a projetar-se de maneira altamente doentia, portando-se tirânica e intolerantemente. É aí que perdemos o prumo. Tornamo-nos vingativos, rancorosos, maldosos, isso porque, não podemos tolerar que nos humilhem, que nos tratem como meros mortais, uma vez que estamos convencidos de que ninguém deveria ousar contrariar a divindade que há em nós.

Jesus não alimenta essa tendência, pelo contrário, trabalha de forma consistente no sentido de enfraquecer no homem essa soberba e desastrosa pretensão.

Há um estranho sentimento de nobreza nas pessoas que, quando analisado de perto, não passa de puro orgulho, empáfia em forma concentrada. Essa altivez desmesurada é constantemente camuflada, maquiada, controlada, mas está por trás de praticamente todas as ações do homem caído. Ter certa dose de “orgulho próprio” passou até mesmo a ser celebrado como algo importante, devido à relação entre este e a auto-estima. Apenas mais uma maneira de justificar o anseio milenar de ser como Deus. Nada mais trágico! Nada mais patético!

Pois as religiões, em sua maioria, têm falhado em encorajar o homem a cultivar mais a sua humanidade. O que fazem é acentuar ainda mais uma tendência já forte dentro dele ao culto a si próprio. Pois o Evangelho, diferentemente de todas as propostas, vem apresentar ao homem a singeleza de sua humanidade. É difícil ser humano num mundo onde os homens se bestializaram a ponto de perder por completo a ideia do que realmente são, mas ainda assim, é possível, e vale a pena. O Evangelho insiste nesta tecla. Jesus está dizendo isso o tempo todo através de seu ensino.

m sua vida, Ele o faz quando vive a experiência de Ser humano em sua forma completa. Ele viveu como homem e fez o que fez como homem, e não como Deus, como muitos imaginam. A raça humana jamais tinha visto um homem vivendo sua humanidade em estado puro. Ao olhar para Ele, muitos, confusos, concluíram: “É Deus”! Os líderes da religião quiseram saber de onde procedia tamanho poder e perguntaram atônitos:
“Com que autoridade fazes tu estas coisas? e quem te deu tal autoridade”? (Mt 21:23)

Outros ainda, mais levianos em seu julgamento, sentenciaram:
“ (...) Ele está possesso de Belzebu; e: É pelo príncipe dos demônios que expulsa os demônios.” (Mc 3:22)

Na verdade muito se discutiu sobre, afinal, quem era Jesus. O próprio Jesus, sabedor da dificuldade que teriam de assimilar sua pessoa e ministério, pergunta aos discípulos: “O que dizem os homens ser o filho do homem?” (Mt 16:13) A resposta veio de forma variada. “Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.” (Mt 16:14)

Estavam confusos, divididos, apreensivos, com respeito à identidade definitiva daquele jovem Galileu. Muito embora lhes parecesse um homem comum, Jesus os intrigava profundamente com suas palavras e gestos. Ele apresentava poderes miraculosos, mas em nenhum momento buscava autopromoção. Será que eu e você, de posse daqueles poderes, não andaríamos um pouco empertigados por aí? Seu ensino era perturbador. Ensinava com grande autoridade e encantava as multidões, entretanto, em nenhum momento o encontramos deslumbrado com os elogios ou com a sensação de perplexidade que tomava os seus ouvintes.

A situação é realmente reveladora. Jesus era Deus, contudo, segundo a Escritura, “Não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Fil 2:6), em outras palavras, Ele não achou que deveria usar suas prerrogativas de Deus em nenhuma das circunstâncias que o envolveu durante os trintas e poucos anos de sua curta existência como homem. Ele tinha condições para arrogar-se, para sair por aí dando “carteirada”, para encarar seus perseguidores com frieza e insolência e perguntar-lhes: “Vocês sabem com quem estão falando”?

Diferentemente de tantos homenzinhos empolados e arrogantes que vemos por aí, exaltando-se a si próprios como se fossem deuses, encontra
mos Jesus, o verdadeiro Deus, se humilhando, como se fosse homem. Ele toma o caminho inverso!
 
Luiz Leite
Escritor, conferencista, administrador de empresas e psicanalista. Preside a International Fellowship Network e pastoreia a Igreja Vida com Cristo, em Belo Horizonte(MG)

http://www.folhagospel.com/modules/mastop_publish/?tac=Palavra_Pastoral

Dezenas de homens armados atacam igreja batista na Nigéria

A região central da Nigéria voltou a ser palco de choques entre cristãos e muçulmanos ontem, após uma série de atentados na véspera do Natal que deixou 32 pessoas mortas

Dezenas de homens armados atacaram uma igreja batista em Maiduguri (região central da Nigéria), em mais um episódio da onda de violência contra a população cristã no país, e que durante o Natal teve o seu pior episódio, quando mais de 30 pessoas morreram numa sequência de atentados a edifícios religiosos.

As autoridades relataram que o pastor foi arrastado para fora da igreja e morto a tiros, bem como dois integrantes do coro. "Eu não consigo entender esses ataques. Por que os cristãos? Por que os cristãos? A polícia falhou em nos proteger", disse Danjuma Akawu, secretário da igreja batista, que conseguiu escapar do massacre.

Ainda não há informações se o ataque à igreja batista, ocorrido na véspera do Natal, e os atentados de ontem, estão conectados. As áreas onde ocorreram as tragédias estão separados por uma distância de 520 km.

Por enquanto, um grupo recebeu a culpa por esses ataques: uma facção radical muçulmana conhecida como Boko Haram, baseada em Bauchi, a cerca de 120 km de onde ocorreram os atentados do Natal. O grupo também possui uma sede em Maiduguri, onde ocorreu o ataque à igreja batista.

O presidente nigeriano Goodluck Jonathan afirmou que o governo vai levar os culpados à justiça. "Eu prometo aos nigerianos que o governo vai ir a fundo nessa questão", declarou.

O Exército foi para as ruas para evitar mais violência na cidade.

Cristãos, muçulmanos e animistas de vários grupos étnicos convivem pacificamente na maioria das cidades nigerianas. Mas, no início do ano, centenas de pessoas morreram em choques na região de Jos, onde o conflito envolve questões religiosas, políticas, econômicas e fundiárias.

Fonte: Folha Online e Folha de São Paulo
http://www.folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=16242

Pograma de Silas Malafaia será exibido em mais 200 nações


A Associação Vitória em Cristo acaba de assinar um contrato com a rede de televisão mundial Daystar, para exibir o programa Vitória em Cristo dublado em inglês em mais 200 nações.

Esta é mais uma conquista que demonstra que o ministério está em constante expansão.

O programa dublado continua sendo exibido pela Inspiration Network, que alcança, via satélite, 127 milhões de lares. Mas, com essa nova parceria, o Vitória em Cristo passará a ser transmitido para 670 milhões de residências; o que representa mais de um bilhão de telespectadores.

O programa do pastor Silas Malafaia será exibido, a partir de 12 de janeiro, todas as quartas-feiras, de 18h às 18h30min (horário do leste) pela Daystar.

Fonte: Vitória em Cristo
http://www.folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=16259

Valdemiro Santiago oferece R$ 180 mi por horário no SBT

 
 
O apóstolo Valdemiro Santiago (foto), da Igreja Mundial do Poder de Deus, ofereceu a Silvio Santos, R$ 180 milhões por ano pelo horário da madrugada no SBT. A proposta foi recusada.

Silvo Santos deve ter pensado duas vezes antes de se decidir pela recusa, porque ele precisa de muito dinheiro para tapar o rombo causado por fraudes no valor de R$ 2,5 bilhões no Banco Panamericano.

Os R$ 15 milhões que o empresário receberia por mês de Valdemiro daria para pagar a correção monetária do empréstimo que o banco obteve do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) – sem esse dinheiro, o banco quebraria, agravando a saúde financeira de todo o grupo.

RR Soares também quis comprar horário do SBT quando se tornaram públicas as fraudes no Panamericano. O valor da proposta do líder da Igreja Internacional da Graça de Deus teria sido inferior ao da de Valdemiro. Recentemente, Soares renovou o contrato de sua programa diário em horário nobre na Band.

Como a tentativa de recuperação do banco está no começo, e parece que em outras empresas do grupo também houve desfalque, é possível que Sílvio Santos não consiga resistir por muito tempo ao assédio dos líderes evangélicos que dependem da tv para coleta de dízimo.

Fonte: Gospel Prime
http://www.folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=16260

Edir Macedo utiliza a Bíblia para defender o aborto: “Quem disse ‘não matarás’ foi o mesmo que mandou matar homens, mulheres e crianças de Israel”

O Bispo Edir Macedo utilizou mais uma vez o seu blog para defender o aborto. O tema vem sendo usado com frequência pelo líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus desde a polêmica das Eleições de outubro, onde defendeu a candidata petista Dilma Rousseff em profunda discussão com evangélicos.
Macedo utilizou em recente publicação dois trechos bíblicos para defender o aborto, comparando-os e instigando os leitores a interpreta-los. Os textos de Exôdo 20:13 e I Samuel 15.2,3 foram colocados frente a frente para discussão. Confira abaixo na íntegra:
A Pessoa que disse “Não matarás” (Êxodos 20.13) é a Mesma que disse:
Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito.
Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. I Samuel 15.2,3
Alguém poderia interpretar esses textos para mim?
Muito obrigado.
Deus abençoe a todos.
A publicação causou a ira de teólogos, blogueiros, estudiosos e missionários. “Êxodo foi escrito por Moisés e I Samuel pelo próprio Samuel, Natã e Gade. Se a idéia foi afirmar que Deus quem escreveu ou inspirou a ordem para matar a todos, o Bispo apenas afirmou que só Deus, como provedor da vida, tem o direito e o poder de também tira-la. Isso comprova que não devemos apoiar ou realizar o aborto, afinal não somos Deus”, afirmou o Renato Cavallera, Missionário inter-denominacional.
“Além do mais, nos termos descritos, parece que devemos esquecer do ‘não matarás’ como se isso não fosse algo errado”, completou Renato.
Por outro lado comentaristas no blog de Edir Macedo deram suas interpretações para o texto e exaltaram a publicação do Bispo: “Acredito que pelo fato das crianças pertencerem a ele, poderia nascer e ter de Ameleque a herança maldita dele e para que não haja isso, Deus preferiu que isso acontecesse para que não houvesse uma coisa pior futuramente”, afirmou Diego. “Objetiva suas palavras bispo. Deus é Deus de amor e de justiça! Deus abençoe o senhor sempre mais!”, afirmou Priscylla de Fortaleza, Ceará.
Está não foi a primeira vez que Edir Macedo falou sobre aborto em seu blog. O Bispo também utilizou o espaço para afirmar que “realizar um aborto não é matar, deixar nascer sem ter estrutura que é matar” e que “um aborto não faz diferença“.


Fonte: Gospel+
http://noticias.gospelmais.com.br/edir-macedo-defender-aborto-biblia-nao-mataras.html